quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Documentários no BNB

OUTUBRO 2009

Maack, o Profeta Pé na Estrada
Dias 13, terça, 10h15 e 27, terça, 15h
Biografia sobre o geólogo teuto-brasileiro Reinhard Maack, nascido em 1892 em Herford, na Alemanha, e falecido e sepultado em 1969 em Curitiba, Paraná, que alardeou a devastação das paisagens do Paraná na década de 1920, registradas em 16mm pelo próprio antes da chegada da cultura da cafeicultura ao norte paranaense. O documentário retorna aos cenários de Maack exatos oitenta anos após a documentação, registrando as graves alterações nos grandes ecossistemas e biomas do Paraná, de onde foram expulsos os últimos habitantes autóctones, indígenas, e explorados até sua exaustão, como a Floresta de Araucária. Direção de Frederico Füllgrad. 55min.

Nação Lascada de Véio: A Glória do Sertão
Dias 13, terça, 15h e 20, terça, 10h15
Situado na altura do km 8 da BR–206, no estado de Sergipe, encontra-se o Sítio Soarte, de propriedade de Cícero Alves dos Santos, mais conhecido na região como “Véio”. No espaço existente entre a cancela da entrada e sua residência há um conjunto de esculturas disformes, compostas pelos tipos de madeiras disponíveis no local. Expostas a céu aberto, compõem um cenário que provoca diferentes reações entre os transeuntes diante daquelas “esquisitices”. Adentrando a casa de Véio, descortina-se a oficina do artesão. É o universo desse artista sergipano que o documento Nação Lascada de Véio: A Glória do Sertão procura narrar, buscando revelar através dessa personagem a visão de mundo do sertanejo. Direção de José Ribeiro. 55min.

O Rio das Mulheres pelo Olhar de Ivaneide
Dias 20, terça, 17h e 27, terça, 10h15
A história de uma família onde, como tantas outras da região do Baixo São Francisco, as mulheres desempenham um papel fundamental na manutenção da organização social, na educação das crianças, e, sobretudo, na obstinação de superar as grandes dificuldades com que convivem. Por meio de seus depoimentos, Ivaneide, com sua sensibilidade e olhar crítico, nos apresenta uma dimensão do “seu” rio São Francisco. Através de seu cotidiano somos apresentados ao modo de vida de pessoas que mantêm uma sólida ligação com o grande rio. Direção de Carlos E. Ribeiro. 55min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário